Vocês devem ter percebido que ultimamente a questão da Privacidade e Proteção de Dados tem estado na mídia com grande frequência e que muitas empresas tem sido vítimas de ataques de hackers e de situações constrangedoras de vazamento de dados pessoais.

A adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados nas empresas e instituições públicas tem como objetivo criar uma relação mais transparente entre o titular dos dados (visto que sempre que alguém realizar uma coleta ou compartilhamento de dados, ele saberá o que está sendo feito com os seus dados pessoais) e a empresa que coleta e trata os dados pessoais, tornando seus processos mais confiáveis e robustos, além de garantir aos empresários a certeza de que sua empresa está dentro do padrão mínimo de qualidade do mercado. Assim, conquistar clientes se torna muito mais fácil. Por isso, a lei traz um conjunto mínimo de regras que devem ser adotadas por todos, assim como rotinas para serem aplicadas em caso de vazamentos.

A transparência é um ponto fundamental na adoção da LGPD nas empresas. Ela permite ao negócio conquistar a confiança do seu público-alvo e evita transtornos. Afinal, quando a política de uso e compartilhamento de dados é acessível, todos saberão o que o negócio faz com registros de terceiros antes de fechar um contrato

” Os dados são o novo petróleo. A diferença é que o petróleo vai acabar um dia. Ajay Banga (CEO Mastercard) ”

Por meio da Política de Privacidade da empresa, todos saberão que podem fazer negócio com a sua empresa sem medo. Um modelo de governança irá ajudar a empresa a aplicar a LGPD dentro de toda a cultura do negócio. Cada área que lida com dados de clientes ficará motivada a cuidar adequadamente das informações coletadas e, assim, evitar problemas de uso indevido e vazamento de dados pessoais. Portanto, caso o seu negócio não tenha uma política já estruturada com esse fim, execute todas as medidas necessárias para garantir que a LGPD esteja integrada a esta política.

Outro ponto que deve ser analisado é que as métricas, índices e monitoramentos de empresas jamais devem ser elementos proforma. Pense nisso e faça a diferença onde puder. Quanto mais privacidade e proteção de dados mais a empresa estará apta a novos desafios

Se sua empresa quer estar pronta para a transformação digital e sustentável que vem acontecendo cada vez mais rápido, precisa estar adequada à LGPD e saber fazer uso correto e eficaz dos dados pessoais e aproveitar todo o seu potencial para fazer a diferença no mercado.

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